Coceira no ouvido? Saiba as principais causas e como tratar

Muitas pessoas sofrem de coceira nos ouvidos.
Em muitos casos este sintoma é acompanhado de descamação da pele do canal auditivo, sensação de umidade, odor fétido, entupimento , sangramento e dor de ouvido.
Em alguns casos os sintomas pioram nas mudanças de estação, em razão da mudança de temperatura e umidade do ar, como no verão (quente e úmido) e inverno (mais seco). Mas outros pacientes referem queixa o ano inteiro.
Existem diversas causas. Doenças sque podem afetar a pele (Insuficiência renal , Lupus, Diabetes, Psoríase), uso de medicamentos, stress e outros distúrbios emocionais, senilidade (como a idade a pele do canal auditivo tende a ficar mais fina e frágil), fatores genéticos e alergias (dermatite atópica) dentre outras. Dentre as mais comuns, temos o eczema. Trata-se de uma doença da pele do canal auditivo, que também pode ocorrer em outras partes do corpo, como couro cabeludo , por exemplo.
Cerca de 10 a 20% das crianças e até 3% dos adultos apresentam algum tipo de eczema.
O eczema não é uma doença contagiosa. Você não vai “pegar” o eczema só porque tocou na ferida ou teve contato próximo de alguém com algum quadro de dermatite.O eczema não é uma doença contagiosa. Você não vai “pegar” o eczema só porque tocou na ferida ou teve contato próximo de alguém com algum quadro de dermatite.
No eczema o paciente apresenta pouca produção de cerunen, com menor proteção, impermeabilização e hidratação da pele. É caracterizado pelo acúmulo de restos epiteliais/descamação da pele, assim como inflamação da mesma, que fica mais avermelhada, muitas vezes com odor característico e fragilidade/sensibilidade à manipulação. O prurido (coceira) costuma ser um dos principais sintomas, o que leva o paciente a manipular excessivamente o local. Isto pode resultar no agravo dos sintomas e de lesão da pele. Podendo resultar na formação de feridas, que podem levar a otites externas e, até mesmo, em alguns casos, sangramento do canal auditivo.
Muitos pacientes acreditam que estão com fungos no ouvido e já chegam dizendo que tem este diagnóstico, inclusive feito por outros profissionais. Apesar de causar sintomas semelhantes, a otite fúngica tem outra causa e forma de tratamento, sendo um entidade clínica distintas.
O tratamento é realizado pelo Otorrino, e envolve curativos no consultório, medicações tópicos e cuidados gerais . Orientação alimentar (chocolate e frituras podem agravar o quadro) e cuidados gerais com os ouvidos (evitar manipular a pele do canal auditivo com cotonete, manter os ouvidos secos após o banho – o Otorrino vai informar como fazer isso) são muito importantes!!! O tempo de tratamento dependerá de cada caso , de acordo com a severidade dos sintomas.
Estamos à disposição para atender você e ajudar a tratar esse problema tão incômodo!!!

/ Você também pode gostar…

Botox

Botox

Toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. A sua aplicação através de injeções, em quantidades muito pequenas, em um músculo alvo específico, bloqueia de modo temporário, apenas o impulso que orienta este músculo causando o...

ler mais
Zumbido

Zumbido

A sensação de ruído em um ou dois ouvidos 👂pode ser dos mais variados tipos, inclusive no mesmo paciente. Pode ser contínuo, intermitente e variar de intensidade ao longo do dia. Milhões de pessoas são afetadas: crianças, adolescentes, adultos e idosos. Estima-se que,...

ler mais
Perda de Olfato e do paladar na COVID-19: Tem tratamento?

Perda de Olfato e do paladar na COVID-19: Tem tratamento?

A perda do olfato e do paladar pelo COVID-19 podem ocorrer por diversos fatores. Cerca de 85% dos pacientes com COVID-19 terão alteração de olfato e/ou do paladar, total ou parcial. Geralmente o quadro é autolimitado por até 2 a 3 semanas. Mas em uma parcela dos...

ler mais
Como podemos Ajudar ?