Botox
Botox

Toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. A sua aplicação através de injeções, em quantidades muito pequenas, em um músculo alvo específico, bloqueia de modo temporário, apenas o impulso que orienta este músculo causando o relaxamento local através da inibição de um neurotransmissor chamado acetilcolina. E é este relaxamento muscular que diminui e suaviza o aparecimento das rítides (rugas) da pele.
A terapia atual é bem tolerada, e a recuperação rápida. Alguns efeitos colaterais permanecem por cerca de três a sete dias após o procedimento, mas normalmente são leves, como edema, dor discreta, esquimose.
Existem diversas marcas de toxina botulínica no mercado, produzida em diversos países, mas vale lembrar que a opção da marca caberá ao especialista responsável pelo tratamento, de acordo com a sua experiência e os resultados obtidos em seus pacientes.
A duração do efeito do tratamento dependerá da região onde o músculo for tratado. De acordo com a maior parte da literatura e fabricante das toxinas, a duração média dos efeitos é de 3 a 4 meses.
Indicações Clínicas da Toxina Botulínica
A toxina botulínica pode ser empregada com fins estéticos e terapêuticos. Pode ser indicada para amenizar linhas de expressão e rugas profundas. Por exemplo, as linhas verticais entre as sobrancelhas; pés-de-galinha nos cantos dos olhos; linhas horizontais na testa e nas bandas do músculo platisma, conhecido como pescoço de peru.
Também é usada para o reposicionamento das sobrancelhas: o músculo é enfraquecido e relaxado, para não contrair. Esse tratamento previne que se formem novas rugas. Alguns músculos não podem ser tratados, pois realizam funções importantes na expressão natural de uma pessoa. É o caso do músculo que levanta as sobrancelhas e dos músculos da linha do sorriso, uma vez que eles são necessários para as expressões dessa região e até para comer. Um breve histórico, a seguir resume a evolução do conhecimento nas aplicações terapêuticas da toxina botulínica.
Em 1989- O FDA (Órgão regulamentador nos Estados Unidos correspondente à ANVISA no Brasil) aprova o uso da toxina botulínica para tratamento temporário do Blefaroespasmo (contração involuntária das pálpebras) e do estrabismo;
Em 2000- O mesmo Órgão aprova o uso do medicamento para tratamento da Distonia Cervical.
Em 2002- Uso da toxina botulínica como tratamento temporário das linhas glabelares dinâmicas (rugas na região central da testa próximo aos olhos) moderadas a severas em adultos de 18-65 anos.
Em 2004- Aprovada indicação para tratamento temporário da hiperidrose axilar primária.
Em 2010- Indicação para tratamento da Espasticidade de Membros Superiores e para Profilaxia da Enxaqueca Crônica
Outros tratamentos incluem casos de cefaléia tensional, hiperidrose plantar (pés), palmar (mãos) e de couro cabeludo. Sialorréia (produção excessiva de saliva), dores nas Articulações Têmporo-Mandibulares (ATM) por tensão excessiva na mordida/bruxismo.
Na Medicina, quais Especialidades costumam aplicar a toxina botulínica?
Com o passar dos anos, é crescente o número de profissionais da área da saúde oferecendo o tratamento. Na Medicina, por exemplo, podemos mencionar: Dermatologia, Cirurgia Plástica, Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, e Oftalmologia. É muito importante que o paciente escolha um profissional habilitado, que utilize produtos de qualidade e procedência e ofereça acompanhamento adequado. É muito importante lembrar que, em muitos casos, outros tratamentos adjuvantes, como os da pele, por exemplo, proporcionam resultados ainda melhores, aumentando em muito o sucesso do procedimento.
A Geisel Clínica está à sua disposição! Agende sua avaliação!

/ Você também pode gostar…

Zumbido

Zumbido

A sensação de ruído em um ou dois ouvidos 👂pode ser dos mais variados tipos, inclusive no mesmo paciente. Pode ser contínuo, intermitente e variar de intensidade ao longo do dia. Milhões de pessoas são afetadas: crianças, adolescentes, adultos e idosos. Estima-se que,...

ler mais
Perda de Olfato e do paladar na COVID-19: Tem tratamento?

Perda de Olfato e do paladar na COVID-19: Tem tratamento?

A perda do olfato e do paladar pelo COVID-19 podem ocorrer por diversos fatores. Cerca de 85% dos pacientes com COVID-19 terão alteração de olfato e/ou do paladar, total ou parcial. Geralmente o quadro é autolimitado por até 2 a 3 semanas. Mas em uma parcela dos...

ler mais
Novo Tipo de Covid

Novo Tipo de Covid

O surgimento de uma nova variante do vírus SARS-CoV-2, denominada de B.1.1.7, identificada inicialmente no Reino Unido, em setembro de 2020, e depois na África do Sul, possivelmente vem alterando o perfil de transmissibilidade da doença nesses países. No último mês, o...

ler mais
Como podemos Ajudar ?